Aceitou o desafio: Irenita Lopes #desafioartegorda
Eu sou a Irenita, tenho 19 anos, sou militante de esquerda, feminista, nordestina, negra e periférica. Tenho simpatia por arte de um modo geral.
Quando vi o desafio lembrei de quando comecei a desenhar. Me questionaram porque eu desenhava garotas negras, com traço que davam a impressão de serem garotas mais velhas e gordinhas, eu respondi que estava cansada de ver cópias de Barbies por aí. Tudo isso porque resolvi rever minhas referências e inspirações depois de escutar vários comentários com relação ao meu peso.A um tempo atrás era só meu peso aumentar pra escutar que eu nunca ia arrumar um namorado (como se isso fosse o meu maior objetivo de vida), que “já num basta ser preta e pobre, quer ser feia também”. O engraçado é que eu sempre fui magra e quando engordava eram poucos quilos e emagrecia rápido que mal percebia, mas mesmo assim eu era quase crucificada. Será que engordar é pecado? Ou me impede de me relacionar com as pessoas? Alguém me explica porque as pessoas tem tanto medo de engordar assim?
Se a questão escolhida foi a segunda, problema resolvido.
A cinco meses eu resolvi começar a namorar, quando voltei a engordar voltaram também os comentários, mas com uma roupagem diferente. As pessoas começaram a perguntar se eu tinha engravidado. Será que uma garota só pode engordar se for uma gravidez? Essa é a exceção pra eu ser considerada uma gordinha bonita? Será que eu não posso estar simplesmente “suave” comigo mesma que me permito ser feliz sem me importar com a balança?E acho que geral tem que se ligar que eu posso ser bonita pra mim e não pra agradar um homem (muito clichê isso mas parece que tá difícil de entenderem). Aproveitem também pra entender que nem toda mina quer ser mãe, e que engordar e engravidar são palavras parecidas mas NÃO são sinônimos.
E já que estamos nessa vibe de aprender, que tal aprendermos que uma mulher pode ser bonita de diferentes formas e que uma dessas formas é sendo gorda?
#desafioartegorda Participe você também! Saiba tudo clicando aqui.
Já aceitaram o desafio: Giovana Macedo, Andé Persechini , Philipe Daluz, Ellen Emerich, Karina Beraldo, Chica Batella ,
Andreia Ribeiro, Francis Divina, Sergio Rossi, Ezio Rosa, Thalyta Hellora, Joana Lorenzetti, Anna Lima, Jéssyca Nobre, Richard Lawrence, Carol Marques, Vilson Gonçalves, Ste Boaventura, Fernanda Pacheco, Yasmin Ferreira, Laryssa Tomé, Sarah