Desafio da arte gorda: VEM, GENTE! #desafioartegorda
Eu iniciei esse blog porque sentia falta de espaços que me contemplasse enquanto mulher gorda-lésbica-negra. Liguei o foda-se e escrevi. Foi a melhor coisa que eu já fiz na vida, sinceramente. E desde o início, sempre lembro e relembro da falta de representatividade gorda na mídia. E como da mídia burguesa eu não espero nada, é melhor nos unir e fazer nossa própria representatividade visual. E isso precisa vir pela arte, indiscutivelmente.
Se formos pesquisar, existiu um período onde as curvas eram exaltadas. As mulheres gordas eram tidas como perfeitas e modelo a seguir. Essa época passou, cá estamos, abandonadas da referência artísticas, nossos corpos não mais inspiram. Ou, quando inspiram, não são devidamente divulgados. Porque retratar corpos voluptuosos é tão lest week, né? Porém, não. Acreditem. Acredito na arte como ferramenta de empoderamento, como poder materializado de suas artistas. Você aí que rabisca algo no cantinho do caderno, também tem poder. Você que trabalha com artesanato, reciclagem, transforma tudo em arte: Tem um mega poder! E eu admiro profundamente isso.
Portanto, eis aqui um convite à todas as pessoas que produzem arte, de alguma forma. Sejam fotografias, argila, artesanato, ilustrações, pintura, desenho, recortes, grafites… sei lá, gente, vale de um tudo por aqui! Desde que represente o corpo gorda da mulher. Desde que se proponha a ser uma arte contra-hegemônica. Desde que se proponha representar! Bora? Você fecha comigo esse rolê?!
Não tem muito segredo e nem tem burocracia aqui.
O desafio é o seguinte: Produzir imagens positivas do corpo gordo, principalmente o corpo gordo da mulher. Não me importa o tipo de traço, o software que vocês usam, se é foto da sua arte de argila ou de palha. O que me importa é o resultado final. E que ele empodere as minas!
Além disso, quero servir como vetor de divulgação desses trabalhos. Portanto, não se preocupe se o seu ~forte~ não é representar corpos/mulheres/anatomia. Mas você já pensou nisso antes? Já pensou porque não traçar formas maiores, curvilínea?! Quantas referências da arte você tem que faça menção ao corpo gordo? Bom… você se desafia a tentar retratar algo fora da sua atual realidade artística?
Se a sua resposta for “SIM”, então chega mais! Se aconchegue. O espaço é aberto e cabe todo mundo.
Pensei nesse esquema:
-
* 1 post para cada artista.
-
* Quantas imagens a pessoa quiser colocar. Se quiser gravar video, tá podendo!
-
* Um texto não muito elaborado, contando quem você é, que tipo de trabalho desenvolve (se desenvolve, também), porque quis participar do desafio. Além de todos os contatos que você queira divulgar. Página no facebook, tuiter, site, telefone, o que achar pertinente.
-
* Tudo bem se você não tiver canais de divulgação e seu trabalho for só por hobby mesmo. Manda pra cá, pfvrzinho!
-
* Envie seu material para: compartilheempoderamento@
gmail.com com o assunto: ACEITEI O DESAFIO! -
* Pra divulgar nas redes sociais, usem a #desafioartegorda
Só isso! Super simples, né? Esse desafio vai até… Dia 09/10/2014. Toda vez que chegar um material, eu vou postar. Por isso, depende de vocês que esse desafio deslanche, porque gente, eu não tenho esse dom. Apenas quero espalhar o de vocês!
Não se acanhem, vai… É tão difícil achar qualquer migalha de representatividade gorda, que vocês não fazem ideia! A internet tá cheia de imagens, é claro, mas as curvas não são preferência generalizada e a gente pode imaginar o porquê. Por isso, fica meu apelo. Deixei até algumas imagens legais pra já agitar essa ideia!
ACEITA ESSE DESAFIO!
Provoque sensações, empoderamentos!
Destrua a ideia do que é aceitável e vendido como representatividade gorda. Sozinha eu não consigo, preciso de vocês aí que estão em anônimo guardando suas artes na gaveta ou no fundo da garagem.
Precisamos de nomes, de referências, de pessoas que toparam essa ideia no campo das artes. Nada de artistas consagrados à sete palmos. Eles já tem lugar garantido no rolê. Mas e quem tá aí fazendo arte em silêncio? Vamos escancarar!
Aguardo o email de vocês!
UPDATE: Ao final do desafio, as artes ficarão reunidas no painel público da minha página no pinterest pra manter o registro e servir de referência pra gente usar.