Prazo esgotado para o envio das artes pro #desafioartegorda & algumas considerações


Trinta dias se passaram desde o lançamento do #desafioartegorda. Nesse período, 65 pessoas enviaram suas artes e que passou do montante de 100 imagens ao todo. Isto é: só as artes que vieram por email. Há muitas outras espalhadas pelo facebook, instagram e twitter que podem ser conferidas pesquisando pela hastag #desafioartegorda. 
Hoje foi o último dia para enviar as artes e até agora pouco mais duas pessoas haviam mandado. Não sei mesmo expressar com precisão a minha felicidade por esse projeto ter feito tanto sucesso. Eu realmente não imaginava esse boom maravilhoso que deu. Permaneço em agradecimento afetuoso por cada pessoa que se debruçou perante minha proposta e fez dela um escudo contestador dos padrões de beleza. No mesmo sentido, sigo também admirando as tantas pessoas cujos trabalhos já eram o próprio desafio. Foi muito lindo e enriquecedor ver essa semente crescer e espalhar suas flores por aí na interwebs.
Mas essa expansão do #desafioartegorda só foi possível por alguns motivos: azamiga aliada compartilharam muuuito essa ideia!

–  Mari Messias, querida amiga e parça das malandrage, publicou no LugarDeMulher.

– As minas do Não Aguento Quando  apoiaram lindamente o projeto.

– A Maira Reis me convidou pra uma entrevista na Reversa Magazine  .

– Minha amiga Nênis, preta incrível do Canal Sap também deu uma força brutal pro desafio.

– A blogueira plus size Keka Demétrio também não ficou de fora e divulgou o projeto.

– No #ValorizeAsMina feito pela Giza Souza, também foi publicado  o desafio.

– A Universidade Livre Feminista também apoiou esse rolê.

Só deu certo porque eu não estive sozinha espalhando essa ideia, como a maioria das coisas na vida (diga-se de passagem), um apoio é sempre muito bem-vindo e o apoio e força de todas vocês citadas e mais as pessoas que compartilharam tudo no facebook é que fizeram desse desafio um sucesso empoderador! Foi tão forte e explosivo o desafio que eu QUASE escrevi um projeto para concorrer a um edital do Ministério da Cultura para que as artes do esafio se tornassem exposição itinerante. Sim, uma coisa linda e incrível mas que não vingou. 🙁
Cheguei bem perto de começar realmente a escrever esse projeto mas aí fiquei doente e tudo degringolou. No entanto, mantenho essa vontade de fazer uma exposição com as obras que recebi… Acredito que quanto mais gente conhecer essas imagens, melhor. Então porque não uma exposição, né ? O ruim é que isso depreende um tempo gigantesco, é uma articulação danada pra angariar patrocínio e apoio financeiro, além de que, precisa ser muito bem esquematizado tudo. Mas vamos lá… Boto fé de que um dia eu consiga sim, até porque as artes são incríveis e vocês ainda não viram todas que eu tenho…. Falando nisso, preciso muito me desculpar com vocês.

No final de setembro eu estava chafurdando em compromissos e, não obstante, fiquei sem notebook; no mesmo período, eu acabei adoecendo. Aconteceu tudo ao mesmo tempo. Só agora estou recuperando as forças, o notebook e o tempo (esse, na real, eu tô tentando organizar). E eu estou sozinha aqui… O blog só é atualizado por mim, em todos os canais. Algumas pessoas já me mandaram mensagem no plural, como se o blog fosse de um coletivo ou algo do tipo… Mas não, gente. Esse espaço aqui só é atualizado por mim. Por enquanto, porque eu percebi algumas coisas:
1 – Ideias chegam a todo momento mas eu não posso por em prática tudo. Não dou conta. Meu corpo reclama e cai enfermo. 
2- Preciso organizar tudo, estabelecer metas e cumpri-las. Sem choro. E uma coisa de cada vez.  
3- Acho que um dia o blog vá precisar mesmo de uma equipe “Gorda&Sapatão”, porque tem ficado cada vez mais difícil fazer tudo sozinha. E eu acho que esse período precisa passar… Sabe? Com mais pessoas publicando e pensando estratégias juntas, fica mais diverso, melhor atualizado e mais informativo. Porém, essa é uma ideia para o ano que vem. 
Agora já tenho de volta minha saúde mais ok (ainda tô no role médicas e exame, mas tá tudo bem), meu notebook sem 1 bilhão de vírus e os meus compromissos tão se ajeitando de forma que me sobre tempo para escrever e o #desafioartegorda retoma as páginas deste site com muita arte maravilhosa pela frente!
Ah! Logo o layout do blog vai mudar, facilitando a interação com tudo que foi publicado. A deusa-rainha-diva Maria Rita Casagrande tá trabalhando para que tudo fique bem foda aqui! Aguardem! 😀

Agora, o desafio volta com tudo e vocês vão poder sanar suas curiosidades e se deliciar com cada arte feita.

Deixo muito amor a quem colaborou de diversas maneiras para que tudo acontecesse lindamente <3 Obrigada!

 

*Imagem destacada: Cleo & Mara drawn by comic artist Ross Campbell