Aceitou o desafio: Irenita Lopes #desafioartegorda

Aceitou o desafio: Irenita Lopes #desafioartegorda


Eu sou a Irenita, tenho 19 anos, sou militante de esquerda, feminista, nordestina, negra e periférica. Tenho simpatia por arte de um modo geral.
Quando vi o desafio lembrei de quando comecei a desenhar. Me questionaram porque eu desenhava garotas negras, com traço que davam a impressão de serem garotas mais velhas e gordinhas, eu respondi que estava cansada de ver cópias de Barbies por aí. Tudo isso porque resolvi rever minhas referências e inspirações depois de escutar vários comentários com relação ao meu peso.

A um tempo atrás era só meu peso aumentar pra escutar que eu nunca ia arrumar um namorado (como se isso fosse o meu maior objetivo de vida), que “já num basta ser preta e pobre, quer ser feia também”. O engraçado é que eu sempre fui magra e quando engordava eram poucos quilos e emagrecia rápido que mal percebia, mas mesmo assim eu era quase crucificada. Será que engordar é pecado? Ou me impede de me relacionar com as pessoas? Alguém me explica porque as pessoas tem tanto medo de engordar assim?

Se a questão escolhida foi a segunda, problema resolvido.
A cinco meses eu resolvi começar a namorar, quando voltei a engordar voltaram também os comentários, mas com uma roupagem diferente. As pessoas começaram a perguntar se eu tinha engravidado. Será que uma garota só pode engordar se for uma gravidez? Essa é a exceção pra eu ser considerada uma gordinha bonita? Será que eu não posso estar simplesmente “suave” comigo mesma que me permito ser feliz sem me importar com a balança?

E acho que geral tem que se ligar que eu posso ser bonita pra mim e não pra agradar um homem (muito clichê isso mas parece que tá difícil de entenderem). Aproveitem também pra entender que nem toda mina quer ser mãe, e que engordar e engravidar são palavras parecidas mas NÃO são sinônimos.
E já que estamos nessa vibe de aprender, que tal aprendermos que uma mulher pode ser bonita de diferentes formas e que uma dessas formas é sendo gorda?

 

 

by Irenita Lopes

by Irenita Lopes

 

 

#desafioartegorda Participe você também! Saiba tudo clicando aqui.

  Já aceitaram o desafio: Giovana Macedo, Andé Persechini  , Philipe Daluz, Ellen Emerich, Karina Beraldo, Chica Batella ,
Andreia Ribeiro
, Francis Divina, Sergio Rossi, Ezio Rosa, Thalyta Hellora, Joana Lorenzetti, Anna Lima, Jéssyca Nobre, Richard Lawrence, Carol Marques, Vilson Gonçalves, Ste Boaventura, Fernanda Pacheco, Yasmin Ferreira, Laryssa Tomé, Sarah

+ Não há comentários

Adicione os seus